quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A Paixão Segundo G.H

 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Livro de Clarisse Lispector será a primeira leitura do grupo Aleph em 2014, que retorna suas atividades no dia primeiro de fevereiro.

 
 
 
 
 
 
 
 
"Uma mulher mata uma barata. Dito assim, fica difícil acreditar que esse livro possa ser bom. Realmente, bom não é o adjetivo que usaria para "A paixão segundo G.H.". Eu diria - estou dizendo, aliás - que é um livro intenso, cortante, angustiante, demasiadamente lindo e absolutamente aterrador. Tenho sempre muita dificuldade em falar sobre leituras como essa, leituras que me tomam e me transformam, das quais não consigo apreender nenhum conceito ou saber, mas apenas vivo-as como se fossem parte de mim. E sobre "A paixão segundo G.H." o que tenho a dizer é que foi uma leitura mortificante. Morri com a barata que G.H. esmagou, e voltei à vida com as palavras da mesma G.H. - mas minha vida nunca mais foi a mesma.

Citando Clarice (que diz de mim melhor do que eu jamais poderei fazer): "Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável." "


FONTE: http://letraserestos.blogspot.com.br/2011/03/resenha-paixao-segundo-gh.html

Nenhum comentário: