sábado, 29 de dezembro de 2007

Murilo Mendes: "A idade do serrote" e "Biblioteca MM, 30 anos: preservação e acesso"



As memórias e os livros celebram a cultura na cidade


A figura de Murilo Mendes estará presente em dose dupla. A partir desta quinta-feira, 29 de novembro, duas exposições tomarão vulto nas galerias do Museu de Arte Murilo Mendes. Denominadas "A Idade do Serrote" e "Biblioteca Murilo Mendes, 30 Anos: preservação e acesso", apesar de apresentarem concepções distintas, buscam um mesmo objetivo: celebrar e ampliar os ecos de Murilo Mendes no cenário cultural de Juiz de Fora.
A galeria Retratos-Relâmpagos abrigará "A Idade do Serrote", que é o nome de um dos livros de Murilo Mendes, escrito em 1965. Nele, o autor expõe suas memórias juvenis, relembrando lugares e pessoas ao evocar uma atmosfera de sonho e realidade. De modo a promover uma completa interação entre visitantes e o tema exposto, momentos-chave do texto foram escolhidos e simbolizados por meio de pinturas, desenhos, vídeos e uma série de elementos de ambientação. Paulo Alvarez, um dos organizadores da exposição, explica que a intenção é livre-interpretativa. "Utilizamos metáforas e imagens para captar a essência da obra. Por exemplo, vamos citar as passagens em que Murilo Mendes revela sua admiração pelo bailarino Nijinski e pelo cometa Halley", exemplifica. Não será uma exposição cronológica, explica Paulo. "Procuramos, entretanto, seguir uma mínima ordenação lógica de acordo com as idéias e as referências do texto", argumenta.
Na Galeria Convergências, tem-se "Biblioteca Murilo Mendes, 30 Anos: preservação e acesso". A mostra é comemorativa. Há 30 anos, a senhora Maria da Saudade Cortesão Mendes, viúva de Murilo Mendes, doou a biblioteca particular de seu esposo à Universidade Federal de Juiz de Fora. Com 2864 títulos, cujos gêneros abarcam da literatura à religião, o acervo contém raridades que registram o processo criativo de Murilo Mendes, bem como conferem um valor afetivo-histórico à biblioteca. São dedicatórias de pessoas importantes ao escritor, anotações de Murilo Mendes, edições de tiragem reduzida, edições princeps e edições especiais com ilustrações originais.
As sessões de abertura de "A Idade do Serrote" e "Biblioteca Murilo Mendes, 30 Anos: preservação e acesso" ocorrerão às 20 horas, com entrada franca.

Outras informações: (32) 3229-9070.

AOD
Fonte:

http://www.dircom.ufjf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6229

Nenhum comentário: