segunda-feira, 23 de julho de 2007

Macbeth de Escócia


Mac Bethad mac Findláich, ou Maelbeatha, conhecido como Macbeth (c. 100515 de agosto de 1057) na batalha deLumphanan ou Lamphanan, em Aberdeenshire, foi rei da Escócia de 1040 até à sua morte. Sua fama adveio do fato de ser o inspirador da tragédia Macbeth, de William Shakespeare, embora a peça teatral contenha pouco de verdade histórica.
Chefe da província de
Moray, na Escócia, matou em batalha o Rei Duncan, seu primo, e subiu ao trono em 1040. Foi vencido depois em Scone em 1054 por Malcolm Canmore, o filho de Duncan, que o matou em 1057. Está sepultado na ilha de Iona.
Rei da Escócia de
1040 a 1057, seu reinado foi bastante pacífico, Era generoso com a Igreja e foi o último dos reis gaélicos da Escócia, Mormaer de Moray, neto de Malcolm II. Tinha tanto direito ao trono quando Duncan.
Reinou 17 anos, depois de ter matado Duncan I. Usando licença poética,
William Shakespeare deturpou o temperamento do rei e os fatos históricos, segundo os quais o reino foi de paz. Macbeth se casou em 1032 com Gruoch, nascida em 1015, filha de Beodhe da Escócia, neta de Kenneth II, rei da Escócia ou de Alba e viúva de Macrory Gillacomgan (queimado vivo em 1032) conde, Earl ou Mormaer of Moray. Desse primeiro marido ela tivera um filho, por volta de 1030, Lulach da Escócia, que seria chamado O Simples e reinaria de 1057 a 1058.
Bom general, Macbeth reclamou a sucessão em nome do enteado e da esposa. Em
1045, Macbeth derrotou e matou o pai de Duncan, Crinan, em Dunkeld. Derrotado por sua vez em 15 de agosto de 1057, foi assassinado por Malcolm, que se converteria em Malcolm III da Escócia, em Lumphanan (no Aberdeenshire). Induzido a tomar o trono pelo Conde norueguês Thorfinn; ameaçado de o perder em 1045 com a revolta de Crinan, abade laico de Dunkeld. O Norte se aliou a Thorfin, primo de Duncan, conde norueguês de Caithness e de Sutherland, contra a dinastia associada ao Sul.
Macbeth representa a reação celta contra a influência inglesa.
A tragédia de Shakespeare inspirada neste personagem baseou-se vagamente no relato histórico do Rei Macbeth de autoria do
filósofo escocês Hector Boece e apresenta Macbeth como vilão e usurpador.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: