segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ecos de Manu, a menina que sabia ouvir

Após reunião do Grupo Aleph, em torno do livro Manu, a Menina que sabia ouvir, reeditado como Momo, o senhor do tempo, a alephiana Arlete trouxe esta contribuição sobre a origem do I Ching.O tema surgiu como reflexão em cima da personagem Cassiopéia, a tataruga que sabiamente responde à menina Manu: "não podes me levar nos braços para irmos mais rápido. Não é possível porque o caminho está em mim".

  Casco tartaruga.jpg

 Este quadrado mágico ou “Lo Shu”, de nove casas, é um gráfico de pontos pretos (Yin) e brancos (Yang). Surgiu no centro da China, há milhares de anos atrás, às margens de um rio. Está inscrito no casco de uma tartaruga, que é o símbolo da longevidade, e foi interpretado como “movimento e interação entre as energias

Tudo começou há cerca de 5000 mil, mais ou menos com o inicio da medicina chinesa, e o que se conta é que Fo Hi uma figura lendária inventou os Kua que seriam os signos, onde em 1882, o inglês James Legge cunhou os termos trigramas e hexagramas, dando entendimento para o livro das Mutações – I Ching.
Fo Hi teria deixado a descrição dos 8 kuas (trigramas) no casco de uma tartaruga que representava a imagem do mundo, depois esses 8 trigramas foram colocados dentro de um quadro, onde o centro era representado pelo Tai Chi : energia Universal, e estas imagens estão em constante mutação, demonstrando a efetiva mudança e transição que ocorre no mundo a cada instante, e esse quadro foi chamado de quadrado mágico.
Os resultados de tudo isso, foi o surgimento de doutrina da dualidade Yin e Yang e a teoria dos cinco elementos.
Confúcio traduziu e deu entendimento ao I Ching e Lao Tse, através do I Ching descreveu a Lei do Tao, o curso das coisas, onde a imutável e eterna lei atua em tudo, e cujo princípio primordial é o QI - Tai Chi - energia cósmica universal, principio meio e fim de todas as coisas. Outros filósofos, assim como os discípulos de Confúcio, contribuíram para o I Ching, que não seria um livro de adivinhações, mas sim uma Filosofia de Bem viver. O I Ching é o mais antigo livro de filosofia que a humanidade possui (fruto da Filosofia Taoista e Confucionista).

Nenhum comentário: