segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Teia da Vida por Fritjof Capra

No dia 23 de outubro, o grupo Aleph reúne-se para a leitura 
de Fritjof Capra. Veja abaixo o resumo sobre o autor e a obra 
escolhida feito por nossa amiga Arlete Antoniassi



Fritjof Capra nasceu na Áustria em 1939 recebeu doutorado em física teórica na Universidade de Viena. Faz palestras e escreve sobre as aplicações filosóficas da nova ciencia. Vive atualmente na California, onde é diretor do Centro para a Alfabetização Ecológica. É conhecido mundialmente pelo O Tao da física, onde traça um paralelo entre a física moderna (relatividade, física quântica, física das partículas) e as filosofias e pensamentos orientais tradicionais, como o taoísta de Lao Tsé, o Budismo (incluindo o zen) e o Hinduismo. Também conhecido pelo livro O Ponto de Mutação, nome foi extraído de um hexagrama do I Ching. Nele Capra compara o pensamento cartesiano, reducionista, modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos, e o paradigma emergente do século XXholistaou sistêmico (que vê o todo como indissociável, de modo que o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento doorganismo), em vários campos da cultura ocidental atual, como amedicina, a biologia, a psicologia e a economia.

Sobre o livro:
...Capra dá outro passo gigantesco ao estabelecer uma nova linguagem científica que descreve os interrelacionamentos e as interdependências entre os fenômenos psicológicos, biológicos, físicos, sociais e culturais...Nos últimos 25 anos, os cientistas têm desafiado as visões convencionais da evolução e organização de sistemas vivos e desenvolvido novas teorias com implicações filosóficas e sociais revolucionárias... Em A teia da Vida, Capra propicia uma síntese de descobertas científicas recentes como a teoria da complexidade, a teoria Gaia, a teoria do caos, explicações das propriedades de organismos, sistemas sociais e ecossistemas...  confronta os paradigmas mecanicistas e darwinistas e proporciona uma nova base para políticas ecológicas que nos permite construir e sustentar comunidades sem colocar em risco as oportunidades para futuras geraçoes.
A Teia da vida apresenta novas e estimulantes perspectivas sobre a natureza da vidae abre caminho para a autêntica interdiciplinaridade.

Sobre a Parte 1: O Contexto Cultural – Ecologia Profunda – Um novo Paradigma
Palavras/conceitos chaves: crise de percepção; sociedade “sustentável”; mudança de paradigma; ecologia profunda/ ecologia rasa; holístico e ecológico; “uso”; Ecologia social; Ecofeminismo; “sistemas dominantes”; Novos valores (pensamento/valor; auto-afirmativo/integrativo); Ética (ecologia e psicologia; “eu” ecológico); mudanças da Física para as Ciencias da Vida.

Um grande abraço para todos! Que tenham uma ótima semana e boas leituras,
Arlete

Nenhum comentário: