domingo, 21 de fevereiro de 2010

O violino vermelho

Como parte da comemoração dos 8 anos do Aleph, eis um belo filme.

Durante o século XVIII, um artesão tenta construir um violino perfeito para homenagear sua esposa que está grávida. Mas ela e seu filho morrem no parto e, a partir daí, o destino do violino irá atravessar várias gerações, passando pelos mais diversos países.
O instrumento passa por um mosteiro na Áustria, no século XVIII, pela Inglaterra do século XIX, pela China durante a Revolução Cultural, até chegar finalmente ao Canadá. Música e cultura, política e paixão, história e intriga nos bastidores do leilão acompanham a aventura do instrumento através dos tempos. A narrativa segue os passos do violino, e os personagens apresentados têm o instrumento em suas vidas como ponto em comum. Assim, ao longo dos tempos, o violino vermelho é enterrado, vendido, saqueado, penhorado e muitas vezes tocado maravilhosamente. O filme conquistou o Oscar de Melhor Trilha Sonora.

Um comentário:

Leonardo Rosa disse...

O filme em questão de fato é excelente, contudo, não dispensa algumas investigações no contexto da história, cultura e da musicologia.

É possível também aqui considerar a narrativa a partir de um "ponto de vista do objeto", no caso, o violino vermelho.