domingo, 13 de setembro de 2009

"Cultura - um conceito antropológico" de Roque de Barros Laraia

A obra a ser debatida no próximo mês de outubro será: "Cultura - um conceito antropológico" (2008, Jorge Zahar, 120 pgs) do antropólogo, o Profº da UnB, Roque de Barros Laraia.
Abaixo a sinopse da obra muito utilizada nas faculdades brasileiras, com linguagem simples e acessível, abordando parte dos conceitos fundamentais da antropologia social e das principais escolas e noções desta área cada vez mais fundamental.

"Uma introdução ao conceito antropológico de cultura, realizada de forma didática, clara e simples. A primeira parte do livro refere-se ao conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos, enquanto a segunda procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica. O autor procura utilizar, sempre que possível, exemplos referentes à nossa sociedade e às sociedades tribais que compartilham nosso território, o que não impede a utilização de exemplos de autores que trabalham em outras partes do mundo."

Roque de Barros Laraia
O autor da obra deste mês "Cultura - um conceito antropológico", Roque de Barros Laraia, é professor emérito da UnB. Iniciou sua carreira, como antropólogo, no Museu Nacional da UFRJ. Em 1969 transferiu-se para a UnB, onde dirigiu o Instituto de Ciências Humanas, sendo promovido a professor titular em 1982. Doutor pela USP, membro de associações científicas do país e do exterior, presidiu a Associação Brasileira de Antropologia (1990-92) e foi eleito presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) em 2000. Integrou a primeira comissão coordenadora do Pronex e os comitês de assessores do CNPq e da Capes. É também organizador da coletânea Organização Social (1969) e tem vários artigos publicados em revistas especializadas.

Para o Currículo Lattes do Professor e Pesquisador acesse:

Nenhum comentário: