sábado, 16 de fevereiro de 2008

"Machado de Assis on-line"


Dentre as milhares de homenagens que se seguirão neste ano comemorativo do centenário da morte de Machado de Assis, a Fundação Casa de Rui Barbosa lançou um site que pretende se transformar numa referência. Lá o leitor encontrará bibiografia resumida, bibliografia básica sobre o autor e, em breve, uma Revista Eletrônica sobre Machado de Assis.

Ainda em fase de incrementação, já se pode encontrar no endereço uma ferramenta muito interessante: um banco de dados que permite a localização das citações e alusões histórico-literárias presentes nos romances e contos do autor. É posssível localizar os autores citados, assim como obras mencionadas, fatos históricos, lugares e personagens (ficctícios ou reais) nomeados ou sugeridos. Poderá, ainda, identificar referências de fontes anônimas, como provérbios, ditados e adágios, e criações coletivas, como a Bíblia, a Mitologia Clássica, ou a História. Um requinte pra lá de interessante!



Um comentário:

Cíntia Marcellos disse...

Léo, Estão aparecendo mensagens muito estranhas nesses comentários. Você sabe o que significam? E não estou falando do inglÊs.