terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Camus Vs Sartre

Foi lançado recentemente obra que trata do rompimento entre Camus (originada no seu "O homem revoltado") e Sartre, gerando na época grande controvérsia na comunidade pensante e que ressoaria ainda durante muitos anos as diferenças entre o filósofo do absurdo e o intelectual do existencialismo acerca das questões ideológicas e suas implicações no contexto em que um intelectual (assim como todos e cada um de nós) é chamado a responder e se posicionar.
A obra é "Camus e Sartre - O fim de uma amizade no pós guerra" de Ronald Aronson, ed. Nova Fronteira, 400 págs, R$ 49,90. Segue abaixo breve comentário sinopse sobre a mesma disponível no site da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br):

"A amizade entre Albert Camus e Jean-Paul Sartre, dois dos mais importantes intelectuais franceses, começou durante a Segunda Guerra Mundial e rapidamente estreitou-se pela forte comunhão de idéias e ativismo político. Mas, os novos rumos que o mundo tomou no pós-guerra, em direção à tensão permanente da Guerra Fria, colocaram Camus e Sartre em lados ideológicos opostos, afetando o relacionamento de quase 10 anos de forma irreversível. Em 'Camus e Sartre - O fim de uma amizade no pós-guerra', o escritor e filósofo Ronald Aronson oferece um panorama completo de uma das mais famosas e importantes amizades do século XX."

Nenhum comentário: