domingo, 25 de novembro de 2007

"Diálogos Abertos: Luiz Ruffato"


Depois de ter se dedicado a tantas coisas diferentes e em meio a uma realidade literária que fala com uniformidade, Luiz Fernando Ruffato de Souza criou uma literatura que descobre na língua recriada de cada dia sua linguagem característica. Tendo como inspiração escritores que buscaram autenticidade como Guimarães Rosa, Érico Veríssimo e Ernest Hemingway, Luiz Ruffato se dedica à arte de mostrar a diversidade de maneiras com que a mesma história pode ser contada a ponto de considerar-se não um escritor, mas um re-escritor. Mineiro de Cataguases, onde viveu sua infância e formou-se torneiro mecânico, Luiz Ruffato formou-se em jornalismo em 1981, pela UFJF e retorna à cidade a convite do projeto Diálogos Abertos, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora com o objetivo de resgatar a memória daqueles que de diversas formas somam sua história à de Juiz de Fora. A conversa com o público será registrada para compor o livro que será lançado com todos os convidados do projeto.
Dentre seus livros publicados se destacam Os Sobreviventes, lançado em 2001, que ganhou uma Menção Especial no Prêmio Casa de las Américas, de Cuba. Em 2001 publicou Eles eram muitos cavalos que recebeu o Prêmio APCA, Prêmio Machado de Assis de Narrativa da Fundação Biblioteca Nacional, indicação para o Prêmio Jabuti, virou peça de teatro em 2003 e está publicado na Itália, na França e em Portugal. Em 2005, publicou Mamma, son tanto felice e O mundo inimigo, os dois primeiros títulos do Inferno provisório, série composta por cinco volumes, que tenta compor a história da industrialização do Brasil, a partir do ponto de vista do trabalhador urbano. Publicou também, Vista parcial da noite, em 2006 e lançou, em outubro, De mim já nem se lembra, pela Editora Moderna.
Luiz Ruffato estará no MAMM, dia 27 de novembro às 19 horas. A entrada é gratuita e as cadeiras são limitadas. Os interessados poderão fazer reserva de lugares pelo telefone 3229-9070. O Museu de Arte Murilo Mendes se localiza à Rua Benjamin Constant nº 790. Outras informações pelos telefones 3229-9070 ou 2102-3964.

Nenhum comentário: