sábado, 17 de novembro de 2007

Confrontando escravidões


De quinta-feira a sábado da próxima semana, a Academia Brasileira de Letras (ABL) abriga o seminário internacional Confrontando Escravidões, que trará ao Rio grandes nomes da pesquisa internacional sobre o tema, como o canadense Paul E. Lovejoy, autor do importante "Escravidão na África - Uma história de suas transformações", lançado em 2002 no Brasil pela Civilização Brasileira. O seminário que abrirá às 10 h, terá pakestra inaugural do acadêmico, escritor e africanista Alberto Costa e Silva (também coordenador das comemorações oficiais dos 200 anos da vinda da família real portuguesa ao Brasil). Costa e Silva, autor de obras também importantes sobre o tema, como "A manilha e o libambo: a África e a escravidão, de 1500 a 1700" (ed. Nova Fronteira), falará sobre a importância da história comparada das escravidões. Em seguida, será lançado o livro "Rotas atlânticas da diáspora africana - Da baía do Benim ao Rio de Janeiro" (edUFF), organizado por Mariza Carvalho Soares.

Um dos interesses deste seminário será a presença de pesquisadores de países islâmicos. Sem a marca do racismo (por não se basear na cor de pele), a escravidão em muitos desses países foi abolida há relativamente pouco tempo, como na Arábia Saudita, em 1962, ou na Mauritânia, em 1982. Alguns dos demais participantes são David Richardson, Mohammed Ennaji, Boubakar Barry. A programação completa pode ser consultada em http://www.academia.org

O seminário que integra as atividades comemorativas pelo dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, foi organizado pelo Harriet Tubman Institute, pela Universidade de York (no Canadá), pela Fundação das Três Culturas dos Mediterrâneo, de Sevilha, com apoio da UFF e da Revista de História da Biblioteca Nacional.


Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 17 de novembro.

Nenhum comentário: