sábado, 11 de agosto de 2007

Configurações do Mundo

Durante um fim de semana em Tiradentes, MG, este ano, Adauto Novaes reuniu os participantes do ciclo de pensamento que realizará a partir de 20 de agosto, com 19 conferências na Maison de France, no Rio, e em outras quatro capitais (São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador).
Foi a primeira vez que Novaes promoveu a experiência para troca de idéias, embora já realize ciclos anuais desse tipo há tempos.
O objetivo, bem-sucedido, segundo ele, era encontrar boas pistas para pensar as “mutações”, “as novas configurações do mundo”.

O resultado de tanto debate poderá ser conferido na série de palestras, reconhecidas como extensão universitária pelo MEC.
As inscrições abrem dia 6 de agosto (no Rio, na própria Maison).
Pós-humano, descontrole do tempo histórico, o novo inconsciente, o caos, a guerra clássica, máquinas utópicas e distópicas são alguns dos temas que serão debatidos por pensadores como José Miguel Wisnik, que abrirá a série, o francês Frédéric Gros, o imortal Sergio Paulo Rouanet, o neurologista francês Lionel Naccache, o brasileiro Luiz Felipe de Alencastro, os sociólogos Laymert Garcia dos Santos e Francisco de Oliveira, entre outros.
O ciclo é realizado em parceria com o MinC e o centro Artepensamento, de Novaes.


Fonte: Mànya Millen e Rachel Bertol - No Prelo - do caderno Prosa & Verso - O Globo – pág: 5, em 21 de julho de 2007.

Nenhum comentário: